Saul e a Pitonisa de En-Dor : Compreendendo 1 Samuel 28

Sem sombra de dúvida, a visita do rei Saul à célebre pitonisa do vilarejo de En-Dor, a fim de tentar se comunicar com o falecido profeta Samuel e, assim, obter auxílio para lutar contra o exército dos filisteus, é um dos incidentes  bíblicos mais conhecidos e controvertidos. Quem teria conversado com Saul naquela ocasião? Para alguns cristãos, um espírito maligno, fingindo ser Samuel, teria aparecido e enganado esse monarca israelita. Para outros, contudo,  teria ocorrido uma autêntica aparição do falecido profeta Samuel,  cujo espírito teria retornado do mundo dos mortos. Se você, prezado leitor, pensa que essa divergência de opiniões é coisa recente, saiba que você está completamente equivocado: a identidade daquele espectro que apareceu em En-Dor já causa debates entre os cristãos há pelo menos 1800 anos!

O estudo aqui disponibilizado é constituído de trechos do livro Quem falou com o rei Saul em En-Dor: o falecido profeta Samuel ou um demônio? Compreendendo 1 Samuel 28, de minha autoria, publicado no início do ano de 2009, pela Editora LIO. Nessa obra, fruto de anos de pesquisas, reflexões e debates em torno do assunto imortalidade da alma, realizei uma pesquisa bastante meticulosa e aprofundada sobre o texto de 1Samuel 28. Sinceramente, não conheço nenhum livro, seja em língua portuguesa ou estrangeira, que trate, específica e detalhadamente, do incidente entre Saul e a pitonisa de En-Dor.

Desse modo, com a publicação de meu livro em 2009 e, agora, com a disponibilização de partes dele neste presente estudo, espero  ajudar o público cristão (e não-cristão) a obter uma melhor compreensão  daquilo que aconteceu em En-Dor. Se todas as 51 páginas deste estudo forem lidas, cuidadosamente,  tenho certeza de que você, leitor, nunca mais lerá 1Samuel 28 como antes! E, ao final de sua leitura,  você descobrirá que  o incidente de Saul e a pitonisa de En-Dor está entre os textos bíblicos mais claros e contundentes em ensinar a idéia da sobrevivência consciente da alma perante a morte do corpo.

Boa leitura.

Paulo Sérgio de Araújo

“Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação” (Ap 7.10).

Leia este estudo em PDF:  Saul e a pitonisa de En-Dor : Compreendendo 1Samuel 28

Comments are closed.