O termo “dormir” para os mortos : <em>Um mero simbolismo, nada mais…</em>

janeiro 1, 2011 By In Destino humano (para onde vamos?) Comentários desativados em O termo “dormir” para os mortos : <em>Um mero simbolismo, nada mais…</em>

Na maioria das culturas, é bastante comum que as pessoas, ao se referirem a alguém que morreu, digam: “Fulano está dormindo“.   Para qualquer um de nós, tal expressão não passa de uma figura de linguagem, cujo significado é: “Fulano está morto“. Foi por causa das semelhanças entre um cadáver que se encontra deitado e imóvel e um corpo de uma pessoa viva que está dormindo tranqüilamente em seu leito que a figura do sono acabou sendo aplicada aos mortos.

No viagra online cheap entanto, alguns grupos religiosos, tomados pelo desejo de negar a idéia da sobrevivência consciente da alma após a morte, conseguiram enxergar “algo mais” nos textos bíblicos que dizem que os mortos estão dormindo. Para eles, isso seria uma prova de que a pessoa fica inconsciente, inativa no intervalo entre a morte e a ressurreição.

Neste pequeno estudo, demonstro aquilo que todas as pessoas já sabem: que o termo “dormir”, referindo-se aos mortos, não passa de um mero simbolismo para a morte, e, como tal, não nos fornece informação alguma sobre a condição dos mortos, se estariam conscientes ou não.

Boa leitura.

Paulo Sérgio de Araújo

“Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação” (Ap 7.10).

Leia este estudo em PDF:   O termo dormir para os mortos… Um mero simbolismo, nada mais…

Comments are closed.